top of page
LogoSatelite01.png

Polo 1

LogoSatelite01.png

Polo 2

LogoSatelite01.png

Polo 3

LogoSatelite01.png

POLOS SATÉLITE

Programa de Desenvolvimento Local da Modalidade do Tiro com Arco

O que são os Polos Satélite da Academia de Tiro com Arco?


Os Polos Satélite de tiro com arco permitem a possibilidade duma estrutura de actuação expansiva para a captação, acolhimento e formação de jovens talentos independentemente da sua localização numa região. Os Polos Satélite, são formados pelo clube núclear da nossa Academia de Tiro com Arco na região, tornando-se este o clube nuclear desses polos, que atuam em parceria com a mesma, utilizando as ferramentas de desenvolvimento básicas como o treinador credênciado, dirigentes, estrutura e possíveis protocolos de parceria. O desenvolvimento dos polos satélite poderá potencializar a embrionagem para a criação desses polos em novos clubes.

4 Estratégias para o desenvolvimento de Polos Satélites

1. Comunicação - Engloba os mecanismos de transmissão de conteúdo de interesse da modalidade do  tiro com arco pelos intervenientes que representam as entidades desportivas/educacionais locais:

- Entidades administrativas desportivas (Peloros do desporto),
- Entidades desportivas locais (Clubes, Associações, etc),
- Entidades educacionais (Agrupamentos/Escolas/Uni).

2. Formação - Processo de aquisição ativa de conhecimentos, o que se traduz numa formação técnica dos participantes no processo de desenvolvimento:

- Formação de Monitores de tiro com arco para os polos satélites, realizada pelos treinadores credênciados dos clubes núcleares,
- Nos Monitores de tiro com arco poderão estar inseridos os professores do desporto escolar e universidades, fazendo assim o link entre os clubes núcleares e as entidades educacionais,
- Progressão dos Monitores a Treinadores de tiro com arco credenciados pela FPTA (Curso de Treinadores).

3. Atividades - Ações diversas onde a modalidade do tiro com arco poderá ser integrada:

- Ações de demonstração/divulgação em instituições educacionais onde estão inseridas a modalidade do tiro com arco no desporto escolar/desporto universitário ou em entidades que não esteja ainda inserida,
- Ações de demonstração/divulgação inseridadas em eventos locais (Férias Desportivas, Feiras da Saúde, Dia da Criança, etc.),
- Organização de Torneios ou provas locais entre os Polos Satélites e os Clubes Núcleares (Formatos a definir, e possivel integração dos campeonatos do desporto escolar e universitário).

4. Sustentabilidade – Processo de implementação para a sustentabilidade organizacional dos clubes núcleares e Polos Satélite:

- Permite os clubes núcleares absorverem mais atletas através dos polos satélites,
- Permite os clubes núcleares captarem de uma forma seletiva, potenciais talentos a serem inseridos nas suas equipas,
- Permite aos clubes núcleares expandirem e potenciar novas infra-estruturas para a prática da modalidade do tiro com arco (Inclusivé organização de provas oficiais).
- Permite o desenvolvimento dos polos satélites de forma a potencializar á criação de novos clubes nucleares,
- Permite o desenvolvimento de uma forma descentralizada para regiões onde a modalidade não está implementada, através do processo da formação de polos satélites sustentada pelo Programa de Desenvolvimento da Modalidade da FPTA.

PSOrganigrama.jpg

Parcerias

Logo.jpg
INASIlogosmall(1).jpg
bottom of page